sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Internacional 4 - As Imagens Projetadas


André Valença

As Imagens Projetadas

A memória - em todas as suas manifestações – tem sido tema recorrente nesta edição do Janela Internacional de Cinema. No programa As Imagens Projetadas (Internacional 4), este assunto é retrabalhado em pelo menos dois filmes. De maneira mais óbvia, ele aparece em Amnésia (Cornelia Swann, Rússia, 2009). Uma narradora amnésica paradoxalmente relembra trechos de sua vida que haviam sido perdidos. A moça sempre diz acordar e se encontrar vivendo uma vida diferente. Numa delas, é esposa de Pierce Brosnan, noutra, de William Shatner, e assim por diante. As identidades afamadas dos maridos não parecem interferir significativamente na sua conduta, afinal – ela sabe – o cérebro falha.

Em Vida Longa à Nova Carne (Nicolas Provost, Bélgica 2009), a memória presente é a do cinema de terror. O filme de montagem traz diversos trechos de clássicos do gênero, de Iluminado (1980), de Stanley Kubrick, a Alien (1979), de Ridley Scott. A edição, entretanto, traz um "poŕem". As imagens estão contaminadas com um erro de leitura de imagem que acontece na má compressão do arquivo de vídeo no computador. Quando há movimento, a imagem fica repleta de pixels e com erro de cores que torna as cenas numa verdadeira salada de frutas imagética; o resultado, finalmente, é um literal amálgama dos diversos filmes. Não só eles estão unidos pela história que foi montada, mas pelo defeito do computador. Enfim, essa mistureba de cores, pixels e imagens gera peças que podem evocar desde uma tela abstrata, ao expressionismo de Munch. Certamente, "Vida Longa..." é o destaque da sessão.

Outro curta que abusou da criatividade foi Não Filme em Três Actos e Um Prelúdio (foto) (Portugal, 2010), o primeiro a ser exibido. O filme de Rita Macedo é um balaio filosófico sobre questões essenciais, como a morte. O texto e extremamente inteligente, mas as inovações estéticas às vezes atrapalham a sua maior compreensão. O próprio filme tem ciência disso e brinca, abafando um discurso sério de uma mulher com uma voz gritando onomatopéias. Na verdade, tudo isso deixa "Não Filme..." ainda mais interessante e desafiador. É, certamente, mais um bom fruto do cinema português, que, recentemente, vem nos agraciando tanto, principalmente com as obras realizadas pela produtora O Som e A Fúria.

Outro que agradou, pela ternura e comicidade, foi Masala Mama (Michael Kam, Singapura, 2010). O filme sobre a amizade (ou "aliança", para usar um termo mais super-heróico) improvável entre um vendedor homossexual e uma criança aficcionada por quadrinhos de super-heróis toca e diverte o público com um final bastante alegórico. Por fim, Procuro Garota Para Trabalho Remunerado em Curta-Metragem (Manuel Schapira, França, 2010), mesmo sendo bom e consistente, decepciona por seu título nos levar a crer que se trata de um exercício metalinguístico, quando, na verdade, é uma história das mais tradicionais sobre uma aspirante a atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário